marcelo-pamplonaO prefeito de Santa Cruz do Arari – PA, Marcelo Pamplona, do PT, está sendo acusado pelo Ministério Público pelo extermínio de cães na cidade. Segundo seu depoimento, efetuou essa ordem pois havia um número considerado de cães nas ruas da cidade. Ele incentivava os chamados “caçadores”, que eram de crianças a adultos, homens e mulheres, a caçar os cachorros nas ruas e entregar à prefeitura, pelo pagamento de 5 reais o macho e 10 reais a fêmea. Ou seja, além da atitude nefasta do prefeito, as pessoas da cidade ainda iam em busca desses cães por dinheiro. 

Após capturados, os cães eram alojados em um ginásio da cidade e depois tinham a morte como final certo. Alguns atirados no rio, outros muito maltratados morriam de inanição.

Após essa noticia circular pelas redes sociais, algumas ONG’s capturaram os animais e ainda hoje tentam tirar alguns da péssima condição de saúde em que se encontram. Quando saudáveis, serão doados.

Centenas de animais foram  assassinados por afogamento.

Além do crime por maltratar os animais que o Ministério Público ainda estuda denunciá-lo, o prefeito Marcelo Pamplona é acusado de Improbidade Administrativa por ter se utilizado dos bens da administração para tais atos, e foi afastado de seu cargo por 90 dias por aterrorizar as testemunhas do processo devido a seu cargo. 

Políticos como Marcelo Pamplona não merecem ser eleitos.