itamar-borgesDeputado Estadual Itamar Borges (PMDB), é a favor do terrível Zôo de Araçatuba. Zoológico que durante a sua longa e ainda inacabada obra ocorreram diversas mortes: onça Nilo, leoa Raíssa, leão Bira e outros tantos animais. Zoológicos, por si só já são algo que causa repulsa, que remete a um tempo ultrapassado e de ignorância em relação ao nosso tratamento com os animais. O zoológico de Araçatuba acumula inúmeras denúncias de maus tratos a animais e investigações desde 2011 pelo Ministério Público de São Paulo.

Leoa Raíssa morta.

Itamar Borges pleiteiou ao Secretário do Meio Ambiente o não fechamento do zoológico de Araçatuba.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado autuou no dia 7/5/2014 a Prefeitura de Araçatuba pela reabertura sem autorização do Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, além de várias irregularidades estruturais e de documentação. A pasta havia informado que aplicaria a punição à administração municipal na terça-feira, o que não ocorreu. Após a confirmação estadual, a reportagem tentou ouvir os secretários municipais de Meio Ambiente e de Comunicação, respectivamente Jorge Hector Rozas e Fernando Verga, além do próprio prefeito Cido Sério (PT), mas nenhum deles atendeu às ligações.

IRREGULARIDADES
Entre as irregularidades existentes no zoo de Araçatuba, que o deputado Itamar Borges não quer que feche, estão a falta de documentos, como a autorização de manejo, de grades em alguns recintos, de áreas de cambiamento e de elaboração de protocolo de biosseguridade e plano de fuga de animais atualizado. Existem ainda problemas nas estruturas, como a ausência de um muro de três metros, que deveria circundar a área, no bairro Dona Amélia, e o estado de conservação dos alambrados internos.

Ainda assim Itamar Borges apóia o zoológico de Araçatuba.

Fontes: G1Folha da Região e G1